Em busca de uma Igreja que cumpra a Missão

11/06/2010 10:16

Discipulado das Nações: em busca de uma Igreja que cumpra a sua Missão

Jun Vencer

Entre as mais de 100 metáforas e definições do que pode ser a Igreja, há dois temas principais que devem ser vistos como aqueles que podem dar-nos uma idéia do que seja a Igreja: um é a idéia de ASSEMBLÉIA ou AJUNTAMENTO e o outro é a idéia do REINO DE DEUS.

 

Diante desta visão, concordamos que:

 

"... A Igreja é acima de tudo uma realidade divina e isto a distingue de todas as outras realidades. É á família de Deus no céu e na terra, é o trabalho de Deus no mundo" (J. Coert Rylaarsdam);
"... A Igreja é um lugar onde as pessoas tem sido sustentadas em tempos de tragédia, onde elas tem orado a Deus e sentido Sua presença, onde elas tem ido para oferecer a si mesmas no serviço para outros..." (Archibald Hunter);
"... A Igreja é um povo, uma comunidade de pessoas, que tem sua própria existência, sua solidariedade, e que tem sua individualidade corporativa de outras comunidades em direção a um só alvo - o chamado de Deus. Esta ekklesia é a assembléia ou comunidade chamada por Deus" (John Stott)

 

A Igreja não existe para ser um fim em si mesma. Mais do que isso, ela existe para cumprir o propósito de Cristo - que é o cabeça da Igreja - de proclamar o Evangelho do Reino de Deus (Lucas 4:43) e discipular as nações (Mat. 28:18). Desta forma, a transformação das comunidades, no sentido delas refletirem os valores do Reino, é a primeira comissão dada por Deus à Igreja. Fazendo com que o serviço cristão penetre em cada esfera da sociedade. Como o vento, o evangelho deve invadir toda a criação. Se a vida física é a pressuposição necessária para a proclamação do evangelho, então a Igreja precisa trabalhar com toda a humanidade e estruturas para preservar a dignidade e vida do ser humano.

 

A IGREJA NA SOCIEDADE: UM FUTURO E UMA ESPERANÇA

 

A Igreja, como povo de Deus, em Cristo, está no caminho da Cidade de Deus (Hb 11:10). Este fato não deve levar a Igreja a assumir uma distância das questões socio-políticas. Afinal a Igreja está lidando com estruturas e com a maldade, com culturas e com pessoas. Paulo trata disso quando escreve a Igreja de Colossos, e ele diz que o evangelho tira as pessoas do reino das trevas e as transporta para o reino da luz. (Col. 1:13). O que isto quer dizer? O mundo é criação de Deus, e nesta obra de criação está também a Igreja. E esta Igreja tem o mandato de colaborar no resgate da criação para Deus.

 

Nós vivemos hoje num mundo em caos e a vida está se tornando cada vez mais incerta. As pessoas vivem numa paranóia. Existem os ataques terroristas que se avolumam a cada dia, mas também as doenças endêmicas que se alastram por todo o mundo. Os cartéis de drogas não são mais privilégios de Cali ou Medellin, mas também de nós, brasileiros. A distância entre pobres e ricos numa era de globalização parece ser cada vez maior. As famílias estão se desintegrando e já são muitos os que não vêem mais necessidade de se constituir família nos nossos dias. E o pior de tudo, é que temos perdido nossa capacidade de se envergonhar diante de tudo isso !! Por todo lado onde olhamos há injustiça. Em um mundo como esse, é muito difícil afirmar que Deus é o criador dele.

 

O profeta Jeremias parece que entendeu bem este tipo de sentimento quando escreve ao povo de Israel: "Ficarão eles envergonhados da sua conduta detestável? Não, eles não sentem vergonha alguma…" (Jer. 6:15).

 

Enquanto Igreja, desejamos um outro mundo, muito diferente deste. E somos encorajados a não abandonar esse mundo e a ter esperança na mesma perspectiva do autor aos Hebreus, que afirma que "a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos." (Heb.11:1) Devemos fazer uma exegese de Jeremias 29 e associar as visões que o Senhor deu para o povo de Israel com o compromisso da missão da Igreja em nossos dias. "A libertação de Israel não era tão somente um ato litúrgico ou um ato político da parte de Deus. Era também um ato legislativo."

 

No texto de Jeremias 29 percebemos que Deus estava dando a oportunidade de restauração, de regozijo, mas eles deveriam traduzir tudo isto em compromisso de levar o nome do Deus de Israel para outras nações e nesse sentido a Igreja dos nossos dias precisa:
articular uma visão bíblica global;
lamentar o caos de pecaminosidade de nossa sociedade;
arrepender-se e viver em obediência ao Senhor
conhecer a realidade social da comunidade;
aumentar a capacidade de co-beligerância; e
engajar-se totalmente na sociedade.

 

CONCLUSÃO

 

A Igreja hoje precisa urgentemente transformar a sociedade através dos valores do Reino de Deus e contribuir decisivamente para o bem estar das pessoas de nossa comunidade e de nosso país. Mas para isso é necessário encontrarmos Igrejas que busquem cumprir aquilo que Jeremias deixou como visão para o povo de Israel. Necessitamos da convicção e coragem que teve Jeremias. Contra a opinião de muitos e contra o poder instalado Jeremias soube lutar e vencer. Hoje temos muita retórica, as vezes muita reflexão e muito pouca ação. A Igreja precisa redescobrir a visão do Reino e oferecer esperança às nações, para que as mesmas rumem em direção a uma sociedade restaurada.

 

"Todavia, trarei restauração e cura para ela: curarei o meu povo e lhe darei muita prosperidade e segurança. Mudarei a sorte de Judá e de Israel e os reconstruirei como antigamente. Eu os purificarei de todo o pecado que cometeram contra mim e perdoarei todos os seus pecados de rebelião contra mim. Então Jerusalém será para mim uma fonte de alegria, de louvor e de glória, diante de todas as nações da terra que ouvirem acerca de todos os benefícios que faço por ela. Elas temerão e tremerão diante da paz e da prosperidade que eu lhe concedo." (Jer. 33:6-9)